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@MastersThesis{Aguiar:2017:LaInÓr,
               author = "Aguiar, Daniel Furlani de",
                title = "Simula{\c{c}}{\~a}o de uma miss{\~a}o espacial: 
                         lan{\c{c}}amento, inje{\c{c}}{\~a}o em {\'o}rbita e 
                         reentrada",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2017",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2017-05-26",
             keywords = "reentrada atmosf{\'e}rica, simula{\c{c}}{\~a}o, 
                         ve{\'{\i}}culo lan{\c{c}}ador, aerodin{\^a}mica, sistema de 
                         controle, atmospheric re-entry, simulation, launch vehicle, 
                         aerodynamic, control system.",
             abstract = "Os estudos de reentrada atmosf{\'e}rica tiveram in{\'{\i}}cio 
                         com a observa{\c{c}}{\~a}o e an{\'a}lise das trajet{\'o}rias 
                         de meteoritos na atmosfera terrestre. Com o advento da era 
                         espacial, na d{\'e}cada de 50, este interesse voltou-se para a 
                         necessidade de trazer em um local preciso, uma espa{\c{c}}onave 
                         tripulada. A compreens{\~a}o dos diversos fatores 
                         aerodin{\^a}micos envolvidos nestas trajet{\'o}rias {\'e} de 
                         fundamental import{\^a}ncia para o projeto de ve{\'{\i}}culos 
                         de reentrada. Neste trabalho {\'e} apresentada a 
                         simula{\c{c}}{\~a}o de uma miss{\~a}o espacial desde o 
                         lan{\c{c}}amento, inje{\c{c}}{\~a}o em {\'o}rbita, reentrada 
                         atmosf{\'e}rica at{\'e} o pouso. Os diversos subfoguetes e a 
                         c{\'a}psula de reentrada foram modelados por meio de 
                         equa{\c{c}}{\~o}es diferenciais em seis graus de liberdade, 
                         utilizando um sistema de controle com eixos acoplados e 
                         coeficientes aerodin{\^a}micos vari{\'a}veis em 
                         fun{\c{c}}{\~a}o do n{\'u}mero de Mach. Os resultados da 
                         simula{\c{c}}{\~a}o foram comparados com os dados gerado pelo 
                         software Astos® e para o mesmo ve{\'{\i}}culo e as mesmas 
                         condi{\c{c}}{\~o}es inciais, os resultados alcan{\c{c}}ados 
                         estavam muito pr{\'o}ximos. Algumas diferen{\c{c}}as 
                         apresentadas foram causadas pelos modelos de atmosfera empregados 
                         e pelo fato desta simula{\c{c}}{\~a}o ter sido desenvolvida em 
                         seis graus de liberdade, enquanto o Astos® utilizou apenas 
                         tr{\^e}s. Os resultados obtidos sugerem a possibilidade de 
                         comparar os dados deste simulador com trajet{\'o}rias reais afim 
                         de validar os modelos empregados e ainda utilizar este software 
                         nos trabalhos de seguran{\c{c}}a de voo. ABSTRACT: The studies of 
                         atmospheric re-entry began with the observation and analysis of 
                         meteorite trajectories in the Earths atmosphere. With the advent 
                         of the space age in the 1950s, this interest turned to the need to 
                         bring a manned spacecraft to a precise location. The understanding 
                         of the various aerodynamic factors involved in these trajectories 
                         is of fundamental importance for the design of reentry vehicles. 
                         In this work we present the simulation of a space mission from 
                         launch, injection into orbit, atmospheric re-entry to landing. The 
                         various sub-rockets and the re-entry capsule were modeled by means 
                         of differential equations in six degrees of freedom, using a 
                         control system with coupled axes and variable aerodynamic 
                         coefficients as a function of mach number. The results of the 
                         simulation were compared with the data generated by software 
                         Astos® and for the same vehicle and the same initial conditions, 
                         the results achieved were very close. Some differences were caused 
                         by the atmospheric models employed and the fact that this 
                         simulation was developed in six degrees of freedom, while Astos® 
                         used only three. The results obtained suggest the possibility of 
                         comparing the data of this simulator with real trajectories in 
                         order to validate the models used and still use this software in 
                         flight safety.",
            committee = "Rocco, Evandro Marconi (presidente) and Ricci, Mario Cesar 
                         (orientador) and Guedes, Ulisses Thadeu Vieira (orientador) and 
                         Prado, Antonio Fernando Bertachini de Almeida and Garcia, 
                         Alexandre",
         englishtitle = "Mission space simulation: launch, injection into orbit and 
                         reentry",
             language = "pt",
                pages = "95",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3PA4TRS",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3PA4TRS",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "27 abr. 2024"
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